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Empresários de moda íntima e de joias se juntam e lançam peças inéditas na Fevest



Unidos pelo Programa de apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), empresários de moda íntima e de joias completaram um ano de relacionamento sério, trabalhando na criação de peças de lingerie conjugadas com acessórios. O projeto foi iniciado na Fevest de 2017 e os frutos deste casamento coletivo têm o lançamento na edição deste ano do evento, que será realizada até o dia 8 de julho.

Cada dupla, formada por uma empresa de cada setor, apresentou uma peça no desfile de abertura da Fevest, na quarta-feira, dia 4. E até o final da feira, estão reunidas em um estande para apresentar suas coleções e fazer a venda dos produtos.

Programa une há um ano empresários de moda íntima e de joias para que criem coleções em conjunto

Programa une há um ano empresários de moda íntima e de joias para que criem coleções em conjunto Foto: Patrick Enoc

Segundo a especialista de Moda da Firjan, Eliana Andrello, as criações das duplas de estilistas e designers superaram as expectativas em criatividade, bom gosto e inovação. Há desde kits para trazer boa sorte, passando por conjuntos com inspiração no Rock in Rio, até o erótico chique e o homewear sustentável.  “Os participantes receberam consultorias e participaram de workshops sobre criação e desenvolvimento de produtos. As duplas funcionaram muito bem, o entrosamento foi perfeito”, avalia.

Para Cristiane Lopes, da VCM Confecções, de Nova Friburgo, essa foi uma oportunidade de levar inovação para a empresa. “Criamos peças diferentes para o mercado, além de ter aprendido muito, por exemplo, sobre marketing e processo produtivo”, diz ela. Ana Paula Meira, da Ame Mais, já conseguiu perceber na prática os benefícios. “Fizemos uma coleção especial para o réveillon e o resultado foi bastante positivo. As pessoas perceberam o valor que agregamos e conquistamos um novo público, o de homens que compram nosso kit para dar de presente”, revela.

Após um ano de trabalho, as duplas produziram coleções tão diversas quanto originais. A designer de joias Yara Figueiredo e o estilista Vinícius Loureiro, da Sapeka Lingerie, por exemplo, apostaram no erótico chique, com lingeries em tons básicos e joias fetiche. Já Valéria Berkovitz, da Vyx Ipanema, viu no Rock in Rio uma oportunidade para criar lingeries e acessórios rock’n’roll. “Na época do festival, tinha muita vitrine com roupas para roqueiros, mas na moda íntima não havia nada com esta pegada. Por isso decidimos seguir este caminho”, conta.

A Creative Brazil desenvolveu uma coleção básica, com joias versáteis, que podem ser usadas tanto na peça quanto no corpo. Márcia Mor se apropriou de formas geométricas masculinas, como fios, triângulos e setas, para junto com a Lia Lou criar uma coleção que represente a mulher atraente, poderosa e que sabe o que quer. “Inclusive o romantismo”, comenta Márcia.

A Ame Mais e Lalie Lalou uniram o simbolismo das pedras com as cores da lingerie, compondo kits cheios de significados. E Vanessa Wagner, da Zoia, se inspirou no Tangram para desenvolver joias sustentáveis que casam com a coleção de homewear da Montheal.

As outras empresas participantes do projeto foram: Gellis Lingerie, Prateando Joias, Lucitex, Suspiro Íntimo, Pantai, Atelier Dulce Marine, Dellas Lingerie, Iddha, Menina Moça Lingerie, Union Acessórios, Diogo Dalloz Joias, Bianquini, Lia Lou, Bianquini, Ambiente Íntimo, Union Acessórios e Tatiana Zaharof.

Com desenvolvimento da FIRJAN, o Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias), é uma parceria entre a CNI e SEBRAE. O projeto foi realizado em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), realizador da Fevest, e o Sindicato das Indústrias de Joias e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias). A empresa parceira foi o Instituto Rio Moda.

Fonte: Sistema Firjan

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