Missão

Representar as empresas do setor de vestuário dentro de sua área de abrangência, oferecendo serviços de qualidade e transferindo conhecimentos que agreguem valor aos empresários nas áreas de gestão de negócios, empreendedorismo e tecnologias específicas do setor.

Visão

Tornar a região de abrangência do Sindvest o maior polo de moda íntima, praia e fitness do Brasil.<
Em 8 de dezembro, Marcelo Porto assume à presidência do sindicato.

SOBRE O POLO

Localizado no seio da Serra dos Órgãos, distante 135 Km do Rio de Janeiro, Nova Friburgo conta com uma população de, aproximadamente, 180 mil habitantes, fortemente concentrada no perímetro urbano da cidade, o que equivale a cerca de 50% do contingente populacional da região Centro-Norte Fluminense. O clima ameno da serra, a influência da colonização suíça e alemã, a pujante presença da Mata Atlântica e a base econômica diversificada, com forte tradição manufatureira, fazem de Friburgo um território com grande identidade cultural e inegável potencial turístico.

A economia de Nova Friburgo, que representa 51,1% do PIB da região Centro-Norte Fluminense, passou por um notável processo de industrialização em princípios do século XX. Nessa efervescência, em 1968, uma grande indústria de moda íntima se intalou no Município de Nova Friburgo. Com a crise econômica da década de 80, ocorreu um processo de recesão da indústria de confecções, que contribuiu para uma drástica redução nos postos de trabalho.

A crise, no entanto, criou novas oportunidades. As costureiras, desorientadas num primeiro momento, começaram a produzir em suas próprias casas o que melhor sabiam fazer de maneira artezanal: lingeries. Essa iniciativa deu origem a novos micros e pequenos empreendimentos, que passam a responder pela dinâmica de crescimento da indústria de moda íntima de Nova Friburgo.

Com o início de uma atividade empresarial as mais novas produtoras de lingeries de Nova Friburgo e regiôes vizinhas, acostumadas com um salário mensal, foram surpeendidas com o rápido ganho financeiro que o setor proporcionava.

O Conselho tem o objetivo de promover o desenvolvimento das confecções de moda íntima da região, com a melhoria de competitividade e aumento de produtividade; a transformação da região em pólo regional de moda; a criação de um centro de inteligência de moda; a promoção da melhoria da gestão das empresas de confecção; a geração de emprego e renda; a formação e capacitação de mão-de-obra local; a constituição de consórcios para exportação; a divulgação da região Centro-Norte fluminense como pólo de confecção de moda; o desenvolvimento de sistemas de prospecção comercial; a internacionalização da Fevest; o aumento das exportações; a transferência da experiência dos Distritos Italianos; e a criação de um centro de tecnologia e design da indústria da confecção em Nova Friburgo. Isso é possível por meio de cursos, treinamentos, missões empresariais, prestação de serviços de design, captação de recursos e participação em feiras.

Os empresários entraram em consenso sobre o futuro do pólo. A perspectiva é que, em 2010, ele seja líder no mercado nacional , com significativa participação no mercado de exportação. Além disso, terá como reconhecimento o selo de qualidade regional, do seu núcleo de desenvolvimento e difusão de tecnologia de design e de gestão inovadora, exercendo ainda a função de Empório Regional de Produto de Qualidade.