E-newsletter semanal para o setor do vestuário de Nova Friburgo e Região - Edição 7.2024
E-COMMERCE DAY
No último dia 15, terça-feira, aconteceu no Firjan Senai Espaço da Moda, a edição do E-commerce Day, organizado pela WX3 em parceria com o Sindvest, onde reuniu diversos nomes importantes do cenário atual do E-commerce, falando sobre temas importantes e relevantes para os empresários.
Tivemos a oportunidade de falar sobre o papel do Sindvest e apresentar nossas conquistas, benefícios e a importância de fazer parte do sindicato que representa as empresas da indústria da moda de Nova Friburgo.
BENEFÍCIOS
Confira todos os benefícios baixando o PDF aqui.
SEBRAE ORIGENS
No último dia 16, quarta-feira, aconteceu o SEBRAE Origens, evento realizado para apresentar os projetos de indicação geográfica, onde o polo de Nova Friburgo faz parte com a Indicação de Procedência para Lingerie.
Nossa Vice-Diretora, Alice Froés, esteve presente representando o Sindvest, onde apresentou um pouco sobre o polo de Nova Friburgo e participou de uma rodada de conversa com outros representantes de produtos da Região.
Também esteve presente a representante da FAPERJ, Paola Loman.
LANÇAMENTO FEVEST 2025
Acontece no próximo dia 24, quinta-feira, a partir das 19h, no Salão Social do Nova Friburgo Country Clube, o lançamento da edição de 2025 da Fevest.
Se você tem interesse em ser expositor na maior feira de moda intima, praia e fitness da América Latina, confirme sua presença e venha conhecer a edição de 2025!
Dia 24/10 - quinta-feira às 19h no Salão Social do Nova Friburgo Country Clube.
Confirme a sua presença no link: https://abre.ai/lancamentofevest2025
SEMANA SEBRAE DE CONHECIMENTO
🚀 Semana Sebrae + Conhecimento: Moda e Tecnologia
Prepare-se para o futuro da moda! Nos dias 05 e 06 de novembro, participe da Semana Sebrae + Conhecimento: Moda e Tecnologia. Descubra as inovações que estão transformando o mercado da moda. Você vai aprender sobre novas tecnologias para impulsionar negócios de moda e as tendências que estão revolucionando o setor!
🗓️ Data: 05 e 06 de novembro
⏰ Horário: Das 14h às 18h
📍 Local: Sebrae Nova Friburgo - Espaço Arp, bloco 2, sala 218
🔗 Inscrições: https://forms.office.com/r/5yVhxBDwVk
🎟️ Entrada: 1kg de alimento ou produtos de higiene.
CONECTA ACIANF
Empresários(as),
Venham participar da Sessão de Negócios e Crédito que vai acontecer no Conecta em Nova Friburgo.
Mais informações e cadastramento clique no link abaixo: ⬇️💜
PAT
Portaria nº 1.707/24: saiba o que mudou com as novas regras de benefícios no PAT e o reforço ao fim do rebate:
No último dia 10 de outubro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou no Diário Oficial a Portaria nº 1.707/24, com mudanças significativas para o Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT.
Nos últimos três anos, o governo tomou medidas para modernizar e regular o setor de benefícios. A 1ª ocorreu com o Decreto nº 10.854, em 2021, seguido pela Lei nº 14.442/22 do ano seguinte, que previu um prazo de adaptação até maio de 2023. Em agosto de 2023, o Decreto 10.854 foi atualizado pelo Decreto 11.678/2023.
Confira a seguir as principais alterações e como o iFood Benefícios pode ajudar sua empresa a se adaptar a esta nova realidade, assegurando a conformidade legal e o bem-estar de sua equipe.
O que muda agora?
Agora, as novas mudanças visam esclarecer e garantir que os recursos do programa sejam realmente utilizados para seu objetivo principal: a alimentação saudável e adequada dos colaboradores.
Práticas irregulares, como a concessão de "deságios" ou "rebates" (descontos ou abatimentos nos contratos com fornecedores), continuam proibidas e foram reforçadas, explicitando a vedação a qualquer tipo de desconto sobre o valor contratado por meio de ofertas ou contratos paralelos, como ofertas de financiamento, crédito ou similares.
Além disso, a Portaria inovou ao detalhar o que se considera “saúde e segurança alimentar do trabalhador”. Desta forma, ela passa a vedar novos contratos com relação a subsídios de serviços que não estejam diretamente ligados à “alimentação adequada e saudável” ou à “educação alimentar e nutricional” dos colaboradores, como planos de saúde, atividades físicas, lazer, serviços estéticos, esportes, cursos de qualificação, entre outros.
O foco da política pública é proporcionar uma alimentação saudável e adequada ao colaborador e as empresas que descumprirem as regras enfrentarão multas e até mesmo a perda de seus benefícios fiscais. Confira os detalhes a seguir.
Quais os riscos para as empresas?
As empresas que não se adaptarem às novas regras correm sérios riscos. O descumprimento da legislação resulta em multas pesadas que variam de R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00, podendo dobrar em casos de reincidência. Além das multas, a empresa pode perder o seu cadastro no PAT, comprometendo os benefícios fiscais que o programa oferece. Isso significa perder a dedutibilidade das despesas com o PAT do imposto sobre a renda e a isenção de encargos sociais referentes ao valor destinado à alimentação dos colaboradores.
PAT é obrigatório?
O PAT foi criado em 1976, através da Lei nº 6.321. Podemos destacar que a participação das empresas no programa não é obrigatória, sendo uma escolha totalmente voluntária.
Fonte: IFood Benefícios (https://beneficios.ifood.com.br/acrescenta/artigos/mudancas-PAT-portaria-1707-outubro-2024)
POR QUE DEVO ASSOCIAR MINHA EMPRESA AO SINDVEST?
Muitos empresários ainda se perguntam o por que de associar a empresa ao sindicato. E hoje trouxemos alguns dos motivos de o associativismo ser tão importante para o crescimento da sua empresa:
PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE CAPACITAÇÃO
O Sindvest busca sempre trazer aos associados programas e projetos de capacitação para melhorias da empresa e crescimento no mercado. Ao se associar, você fica por dentro desses projetos em primeira mão e ainda pode fazer parte deles com até 90% de desconto!
2. SINDICATO ASSOCIADO À FIRJAN
O Sindvest é um sindicato associado à Firjan, então ao se associar você poderá usufruir de todos os benefícios que a Firjan oferece, sem custo adicional. Assessoria jurídica trabalhista, tributária e fiscal e também em comércio exterior.
Se você se interessou e gostaria de mais informações, fale com a gente nos contatos: (22) 99207-4687 ou (22) 99205-2002.
MINUTO CONTÁBIL
Relatório de Saúde e Segurança do Trabalho
Os Relatórios de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são documentos essenciais que compilam dados, análises e informações sobre as condições de trabalho, medidas preventivas, e ocorrências de acidentes e doenças ocupacionais dentro de uma empresa.
Estes relatórios são cruciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com as regulamentações legais. É através deles que identificamos os exames necessários a serem realizados pelos colaboradores em sua admissão, demissão e nos exames periódicos.
Importância dos Relatórios de SST para as Empresas
· Prevenção de Acidentes e Doenças: Ao identificar padrões e áreas de risco, os relatórios contribuem para a implementação de medidas preventivas eficazes, reduzindo a incidência de acidentes e doenças ocupacionais.
· Melhoria das Condições de Trabalho: Fornecem uma visão clara das condições de trabalho, permitindo a empresa identificar e corrigir deficiências, melhorar o ambiente de trabalho e promover a saúde e o bem-estar dos funcionários.
· Redução de Custos: A redução de acidentes e doenças pode diminuir os custos relacionados a licenças médicas, indenizações, e perda de produtividade. Investir em saúde e segurança é uma forma de prevenir despesas imprevistas e impactantes.
· Reforço da Imagem da Empresa: A reputação de uma empresa que prioriza a saúde e segurança pode atrair talentos, clientes e parceiros comerciais. Demonstrar compromisso com a segurança no trabalho melhora a imagem corporativa e a responsabilidade social.
Estes relatórios devem ser gerados por profissionais habilitados, devendo a empresa entrar em contato com as Clínicas de Medicina do Trabalho, para realizar orçamento e solicitação do serviço.
Os relatórios de SST são exigidos para toda empresa que possui ao menos um funcionário registrado. Empresas que não possuem colaboradores estão isentas da realização destes relatórios.
Meta Contábil
Av. Conselheiro Julius Arp, 85 Centro - Senai Moda
(22) 99205-2002 / (22) 99207-4687
Edição 2 - Setembro 2024
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